Notícias UNIPAC

Projeto “Diálogos Interativos sobre Educação” movimenta o curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena

Os eventos têm possibilitado aos estudantes conhecer a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos que norteiam as atividades de gestão do pedagogo

O evento promove discussões acerca da gestão de processos educativos escolares e não escolares 

O curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena está realizando um projeto denominado “Diálogos Interativos sobre Educação”, que tem promovido uma série de discussões sobre a gestão de processos educativos escolares e não escolares. Os diálogos estão vinculados às disciplinas de Fundamentos da Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional, Gestão de Processos Educativos Não Escolares e ao Estágio Supervisionado e são coordenados pelos professores Adriano Nascimento, Luciana Mara e Sandra Lúcia Magri.

Os eventos têm possibilitado aos estudantes conhecer a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos que norteiam as atividades de gestão do pedagogo em diferentes cenários no contexto prático, através da atuação de diversos profissionais que atuam com destaque no mercado de trabalho. As discussões estão pautadas na área da gestão pedagógica, gestão de processos educativos não escolares e na gestão de pessoas. O curso, até o presente momento, já promoveu um diálogo com profissionais da área da pedagogia empresarial, através da ex-aluna do curso, pedagoga e Empreendedora, Neiliane Fernandes, discutindo o empreendedorismo em educação e a gestão de desenvolvimento humano. 

Também já contou com a participação da ex-aluna Marcilene Oliveira, abordando os aspectos da gestão pedagógica, enquanto profissional que atua com destaque na coordenação pedagógica em uma grande escola pública.

Na noite de quarta-feira (20), o evento teve a participação do professor Otávio Grossi, que é mestre, filósofo, mentor de performance, psicopedagogo clínico de autistas, escritor do jornal O tempo, especialista fixo da rádio SUPER FM, (Programa Interessa), pesquisador e autor do livro “Conquistas Autênticas: Tornar-se Pleno e Obter Performance” e também proprietário do Centro Grossi de Treinamento, abordando a temática da inteligência emocional para o desenvolvimento da alta performance.

“A proposta deste projeto tem possibilitado aos alunos a construção de uma gama de conhecimentos práticos que certamente serão decisivos para a atuação com sucesso dos nossos alunos no mercado de trabalho. Os estudantes precisam ter contato com estes profissionais de diferentes campos de atuação na área da educação, para assim construírem, a partir do conhecimento contextual, habilidades e competências que irão nortear o seu perfil profissional. Temos feito uso das possibilidades interativas das ferramentas de informação e comunicação para oferecermos aos estudantes do curso momentos de contato com o exercício prático da profissão.  As práticas do Curso de Pedagogia e o Estágio Supervisionado estão sendo desenvolvidos com uma riqueza enorme de saberes e com múltiplos olhares e possibilidades. E, de fato, isto tem demonstrado o quanto somos compromissados com uma formação de qualidade, voltada para a área da gestão e desenvolvimento de pessoas, gestão pedagógica e gestão de contextos não-escolares. Teremos ainda muitas novidades em próximas ações”, comentam a coordenação do curso e os professores responsáveis pelo projeto. 


Política de Privacidade | Política de Cookies