Alunas de Publicidade do UNIPAC são campeãs do Ranking Lusófonos da Criatividade

Brenda Santos e Jennifer Dias, ganharam o troféu Estudantes Lusos do Ano

O evento internacional é realizado anualmente e premia as melhores agências dos países lusófonos

Foi realizado no último dia 27 de julho em Lisboa (Portugal) o Evento Anual dos Prêmios Lusófonos da Criatividade. Durante o evento, foram divulgados os vencedores do Ranking Lusófonos da Criatividade, que premia as melhores agências de publicidade dos países lusófonos. Entre as vencedoras do Ranking estão as alunas do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, Brenda Santos e Jennifer Dias, que ganharam o troféu Estudantes Lusos do Ano. Com isso, as duas alunas estão entre as melhores produtoras de Publicidade nos países que falam a Língua Portuguesa em 2021.

As duas alunas participaram da última edição quadrimestral do Prêmio, também vencida por alunos do curso, e ao inscreverem uma campanha publicitária para a empresa portuguesa Pic Solution, na última edição do 3º Quadrimestre 2020/2021, foram premiadas com a faixa Prata da categoria Briefing Aberto – Estudantes Lusos. Com a conquista, Brenda e Jennifer ganharam mais 60 pontos no Ranking Lusófonos da Criatividade e assumiram a liderança geral entre os Estudantes Lusófonos. Esta liderança garantiu a vitória das alunas no Ranking e o troféu Estudantes Lusos do Ano.

Brenda Santos, uma das alunas premiadas, afirma que toda a dedicação para construir as campanhas inscritas no 1º semestre de 2021 valeu a pena. “Ter a oportunidade de participar de um prêmio com nível internacional é incrível. E ver que nosso trabalho e dedicação foram reconhecidos é mais incrível ainda. Desde o primeiro dia de aula com o professor Ricardo, ele sempre fala com a turma sobre aproveitar ao máximo as oportunidades que temos durante os quatro anos de curso. Aproveitar esse tempo para se arriscar em coisas novas, errar, aperfeiçoar até vermos os resultados que queremos. É trabalhoso participar de eventos que exigem maior grau de dedicação, como os Prêmios Lusófonos da Criatividade, mas depois que somos reconhecidos vemos que valeu a pena. Minha maior surpresa e da minha colega Jennifer foi ganhar o Prêmio de Alunos Lusófonos do Ano e pudemos sentir uma felicidade enorme dentro de nós”, exclamou.

Brenda também dá uma dica aos alunos do curso que queiram participar de premiações como o Lusófonos da Criatividade. “A dica que gostaria de passar e recomendar é se jogar e dedicar ao máximo. Busquem inspirações aonde puderem, reúnam as melhores ideias e depois criem o projeto de vocês com tudo que aprenderam em sala de aula”.

O coordenador do curso, professor Felipe Alvim, ressalta que a conquista reforça a qualidade da graduação de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena. “Esta conquista só reforça a qualidade do curso e da formação recebida pelos nossos alunos, que competiram desde o início do ano com estudantes de diversos países falantes de Língua Portuguesa. Só temos comprovado que a graduação de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena se posiciona agora entre as mais importantes do Brasil”.

Segundo o professor Ricardo Rios, orientador do trabalho vencedor, a conquista demonstra o preparo dos alunos para o mercado de trabalho. “Se em abril os resultados dos nossos alunos nos Prêmios Lusófonos foram excelentes, as conquistas das alunas Brenda e Jennifer fecham com chave de ouro o 1º semestre de 2021, quando nossos estudantes tiveram contato com grandes clientes globais através da disciplina de Agência Experimental. Ver a qualidade das produções dos nossos alunos sendo reconhecida como a melhor do ano entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste é motivo de muito orgulho e mostra o preparo dos estudantes para o mercado de trabalho global”.

Publicidade para o UNICEF Brasil

Além das campanhas feitas para os Prêmios Lusófonos da Criatividade, os alunos da disciplina de Agência Experimental puderam desenvolver campanhas de Comunicação e Marketing para o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF Brasil). Ao todo, foram desenvolvidas 13 campanhas pelas Agências Publicitárias Experimentais durante duas rodadas de pitching. Nessas duas rodadas, a agência que foi escolhida como vencedora, com base na avaliação de um representante do UNICEF Brasil, foi a Pulsar, formada por alunos do 5º período.

“Neste semestre, os alunos tiveram uma experiência muito desafiadora, que foi o atendimento a um cliente global, o UNICEF, focando em sua operação brasileira. Trata-se de um ganho inestimável ao currículo. Com estas campanhas, cada aluno da disciplina de Agência Experimental teve a oportunidade de elaborar duas campanhas sociais, com retorno de produção para a sociedade”, explicou o professor Ricardo Rios.

O que são os Prêmios Lusófonos?

Os Prêmios Lusófonos da Criatividade são destinados às criações publicitárias dos países falantes de Língua Portuguesa. O evento é o mais antigo festival internacional de publicidade e de comunicação de Portugal e também o único em nível mundial dedicado exclusivamente aos países de língua oficial portuguesa. Grandes agências de publicidade já foram premiadas, como as portuguesas BAR, FCB Lisboa e Born, as brasileiras F/Nazca Saatchi&Saatchi, Africa, CDN e Leo Burnett Tailor Made, a moçambicana DDB e a angolana Back. O resultado final do ranking 2020/2021 pode ser encontrado aqui.