Notícias UNIPAC

Egresso do curso de Fisioterapia do UNIPAC Barbacena publica livro sobre oxigenoterapia

Com o seu livro, Dr. Gleisson pretende levar praticidade para a equipe de atendimento a pacientes sob o tratamento com oxigênio

Dr. Gleisson Dutra graduou no ano de 2005 e sua obra auxilia na formação de novos profissionais

O egresso do curso de Fisioterapia do UNIPAC Barbacena, Gleisson Ribeiro Dutra, formado em 2005, publicou recentemente o livro “Oxigenoterapia, do cateter nasal a ventilação mecânica”, que tem como principal ideal levar praticidade para a equipe de atendimento a pacientes sob o tratamento com oxigênio, além de mostrar suas aplicações, indicações, materiais e métodos de utilização, sejam no ambiente hospitalar ou doméstico.

A ideia de publicar um livro surgiu após a criação de um treinamento multiprofissional aplicado a profissionais de saúde que atuam direta ou indiretamente com pacientes em oxigenoterapia e a partir dele, o Dr. Gleisson percebeu que os familiares e cuidadores tinham dificuldade e insegurança para lidar com o oxigênio em domicílio. “Este treinamento foi estendido aos familiares e técnicos que iriam acompanhar o pós-alta. O livro veio para complementar o treinamento e ajudar a tirar dúvidas, como também, levar informações a todos os profissionais da saúde, cuidadores e familiares envolvidos no tratamento”, conta o fisioterapeuta. 

O livro conta com detalhes sobre as principais questões relacionadas à oxigenoterapia e pode contribuir de forma significativa com a profissão. “Considero a fisioterapia respiratória uma das áreas mais promissoras da profissão. É uma especialidade que exige muito estudo e dedicação, você atende pacientes muito graves, em risco de morte, muitas vezes com poucos recursos físicos e nesta hora o conhecimento aliado à prática ajudam muito. É uma leitura bem atualizada e resumida de todo o processo do uso de oxigênio como forma terapêutica em níveis diversos, iniciando na forma simples de um cateter nasal em baixo fluxo em um paciente com uma falta de ar leve, evoluindo com as formas mais graves, alto fluxo, ventilação não invasiva até a intubação e ventilação mecânica em sua forma mais complexa já no ambiente de terapia intensiva”, explica o Dr. Gleisson.  

Além de ajudar a profissão, a obra também pode auxiliar na formação de novos profissionais, inclusive no momento em que todos vivem com a pandemia. A fisioterapia vem mantendo um papel extremamente importante em relação ao Covid-19. “A fisioterapia passa por um momento de grande reconhecimento com a atuação dos profissionais na terapia intensiva e no tratamento das doenças respiratórias nesta pandemia. O fisioterapeuta é o profissional melhor habilitado para atender e reabilitar estes doentes. O livro pode ajudar os profissionais e na formação de novos fisioterapeutas interessados em fisioterapia respiratória e que pretendem ter este contato inicial com a especialidade, ele serve de ajuda para esclarecer dúvidas e mostrar os processos durante a internação de um paciente com problemas respiratórios”, relata. 

Por fim, Dr. Gleisson relembrou todo o suporte que teve durante sua formação acadêmica e disse ainda que acredita que os futuros profissionais encontrarão um mercado mais aberto e promissor. “Desde minha formação acadêmica que busco me tornar um profissional melhor, tive ajuda de excelentes professores, sou grato a cada um deles, sou grato a Universidade por me proporcionar um ambiente muito favorável de estudos e sobretudo de oportunidades. Muita coisa mudou em nossa profissão, ganhamos espaço, respeito e credibilidade. Mas ainda há muito a avançar. Vamos pra cima, muito estudo, muita leitura, especializar sempre e levar o que há de melhor a pacientes e colegas de trabalho”, concluiu.  

Quem tiver interesse o livro pode ser adquirido neste site (clique aqui).

 Livro “Oxigenoterapia, do cateter nasal a ventilação mecânica”, que tem como principal ideal levar praticidade para a equipe de atendimento a pacientes sob o tratamento com oxigênio
Livro “Oxigenoterapia, do cateter nasal a ventilação mecânica”, que tem como principal ideal levar praticidade para a equipe de atendimento a pacientes sob o tratamento com oxigênio

Política de Privacidade | Política de Cookies