Notícias UNIPAC

Alunos do UNIPAC Barbacena vencem um dos maiores prêmios da publicidade mundial

Anna Luíza Rosa e Pablo Henrique Silva, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, do Unipac Barbacena

Anna Luíza Rosa e Pablo Henrique Silva, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, do Unipac Barbacena venceram hoje, terça-feira (13), os Prêmios Lusófonos da Criatividade, um dos maiores da publicidade mundial, na Categoria Briefing Aberto – Estudantes Lusos. Outros 11 alunos do curso também foram premiados com troféus prata e bronze e mais três receberam shortlist. A premiação aconteceu de forma remota em Lisboa (Portugal) nesta tarde e envolveu a participação de concorrentes de todos os países que falam a Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) mais Macau (China), que também tem o Português como língua oficial.

Os alunos estruturaram e desenvolveram campanhas publicitárias para a Pic Solution, uma marca europeia de produtos de saúde que é líder de vendas em Portugal. A solução pedida pela Pic Solution foi o desenvolvimento de uma campanha publicitária de Ponto de Venda.

Ao todo, o curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena teve 10 trabalhos indicados à shortlist do evento. Trata-se do maior número de trabalhos shortlisted de uma única instituição de ensino na história do evento, que começou em 2013. A participação vitoriosa do Unipac Barbacena envolveu também a dominância da categoria “Briefing Aberto – Estudantes Lusos”. Todos os trabalhos shortlisted foram desenvolvidos no âmbito da disciplina de Agência Experimental, ministrada pelo professor Ricardo Rios.

“Esta disciplina permite que os alunos atendam clientes reais e desenvolvam produtos para esses clientes. Dentre os clientes que serão atendidos neste semestre, propus aos alunos que desenvolvessem a campanha da Pic Solution, com o objetivo de desenvolverem uma campanha no mercado internacional e para que pudessem concorrer aos Prêmios Lusófonos da Criatividade. A qualidade das campanhas desenvolvidas no curso mostra que nossos alunos hoje podem disputar espaço no mercado com publicitários dos grandes mercados globais. Este é um motivo de grande orgulho”, disse o professor.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Felipe Alvim, as conquistas dos alunos na premiação demonstra o preparo dado pelo curso para a carreira dos futuros profissionais. “O prêmio demonstra toda a estrutura que o curso tem a oferecer aos alunos, fazendo uma interligação com o mercado de trabalho e com os principais eventos. Além disso, mostra o potencial da nossa graduação e dos nossos professores, que incentivam a participação e a prática dos alunos”, disse o professor Felipe.

Emoção e alegria

Anna Luíza Rosa, que venceu a categoria Briefing Aberto – Estudantes Lusos dos Prêmios Lusófonos da Criatividade com o colega Pablo Henrique, não escondeu a alegria com a conquista multinacional:

“Eu fiquei muito contente com a notícia! Pablo e eu estávamos confiantes com esse trabalho, pois nos dedicamos bastante e pesquisamos a fundo para desenvolver a campanha. Inclusive, entramos em contato com uma portuguesa que reside em Porto para acertarmos detalhes linguísticos da campanha. Ao pesquisar sobre a história da empresa, notamos que poderíamos usar e melhorar um personagem que já havia na marca e o recriamos em 3D. Não satisfeitos ainda, decidimos criar outro personagem, o Pic Dog, para facilitar a comunicação com o público-alvo. Enfim, sou muito grata ao curso e ao professor Ricardo Rios por nos dar a oportunidade de participar e desenvolver trabalhos que nem imaginaríamos fazer”.

Vencedor do troféu prata da categoria Briefing Aberto – Estudantes Lusos, o aluno Hugo Michel disse estar muito contente com a avaliação dada pelo júri internacional:

“Foi uma incrível oportunidade. Tivemos muito cuidado e dedicação na construção de todo o conteúdo do trabalho. Estou muito contente com esta importante conquista!”, completou.

Vencedora de dois troféus dos Prêmios Lusófonos da Criatividade, a aluna Marina Franco relembra os diversos projetos que participou durante a graduação para chegar às conquistas internacionais e deixa um recado aos alunos que entrarão no curso:

“Chego ao sétimo período da faculdade com mais essa alegria! Estou muito feliz com essa conquista dentro do curso de Publicidade na Unipac. Ao longo desses anos de curso, vivi várias experiências felizes que me fizeram apaixonar ainda mais pela comunicação. Artigos, projetos de iniciação cientifica, campanhas e muitos outros trabalhos, abriram e abrem portas para uma formação com mais qualidade, experiência e grande bagagem.  Tenho muito o que agradecer ao professor Ricardo Rios, que desde o início dessa jornada, foi um grande incentivador da pesquisa, fazendo da nossa graduação muito mais rica e especial. Aos meus colegas vencedores, parabéns. Tenho muito orgulho da nossa turma, que é inteiramente interessada e engajada com todos os desafios que nos é proposto. Aos próximos graduandos que iniciarão o curso de Publicidade e Propaganda na Unipac, desejo muito sucesso e que agarrem cada oportunidade que lhes aparecer. Aproveitem cada momento e desfrutem da inteligência e capacidade de cada professor”.

Ranking Lusófono da Criatividade

Os trabalhos laureados participam agora do Ranking Lusófono da Criatividade.

Sempre que uma agência tem seus trabalhos premiados, automaticamente pontua no Ranking Lusófono da Criatividade. No final do ano, os melhores pontuados chegam à agência ou produtora do ano lusófonas, e também de cada país, nas várias áreas da comunicação.

Os alunos ganharam pontos que variam de 10 (shortlisted) a 120 (troféu ouro). No que depender dos estudantes, o próximo passo é produzir mais campanhas e garantir a vitória no ranking ao final do ano.

O que são os Prêmios Lusófonos?

Os Prêmios Lusófonos da Criatividade são destinados às criações publicitárias dos países falantes de Língua Portuguesa. O evento é o mais antigo festival internacional de publicidade e de comunicação de Portugal e também o único a nível mundial dedicado exclusivamente aos países de língua oficial portuguesa. Grandes agências de publicidade já foram premiadas, como as portuguesas BAR, FCB Lisboa e Born, as brasileiras F/Nazca Saatchi&Saatchi, Africa, CDN e Leo Burnett Tailor Made, a moçambicana DDB e a angolana Back. Uma lista dos vencedores anuais dos Prêmios pode ser vista aqui.

Confira aqui a premiação que consagrou os alunos da UNIPAC.

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena

O curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena é considerado o melhor das regiões do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, de acordo com a última edição do Ranking de Universidades Folha (RUF), elaborado pelo Jornal Folha de São Paulo. O curso possui laboratórios, corpo docente titulado e especializado, além de projetos de pesquisa e produtos reconhecidos em todo o Brasil. Em mais de 20 anos de existência, o curso formou diversos profissionais que se transformaram em referências no país.

Confira a lista dos alunos shortlisted:

Ana Cristina Santos e Marina Franco (7º período) – Campanha “É Fácil, É Pic!” (troféu prata)

Júlio Piva e Marina Franco (7º período) – Campanha “Pic Solution – Tudo é Tecnologia” (troféu bronze)

Alice Nascimento e Lívio Costa (7º período) – Campanha “Pic Solution” (troféu bronze)

Matheus Souza e Juliana Beck (5º período) – Campanha “QR Code do Cuidado” (troféu bronze)

Brenda Santos e Gabriel Winter (7º período)  – Campanha “Briefing Aberto Pic Solution – PDV Vitrine Inteligente Solution (V.IS)” (troféu prata)

Kethuley Ribeiro e Hugo Melo (5º período) – Campanha “Pic Solution sempre cuidando de você” (troféu prata)

Anna Luíza Rosa e Pablo Silva (7º período) – Campanha “Pic Solution” (troféu ouro)

Jennifer Maciel e Patrícia Nascimento (7º período) – Campanha “Briefing Aberto Pic Solution”

André Fellipe Silva (5º período) – Campanha “PDV Pic Solution – André Fellipe”


Política de Privacidade | Política de Cookies