Ex-reitor e criador da UNIPAC e FUNJOBE, deputado Bonifácio Andrada dará nome ao plenário da Câmara Municipal de Barbacena

Falecido no último dia 05 de janeiro, o ex-deputado dedicou sua vida à educação

A Câmara Municipal de Barbacena publicou esta semana o decreto que dará nome ao Plenário do Palácio da Revolução Liberal de “Deputado Bonifácio Andrada”. O decreto foi proposto pela mesa diretora no mês passado. O homenageado ex-deputado Bonifácio de Andrada, mais conhecido carinhosamente como Andradinha, construiu um papel importante na história da política e educação.

O Decreto Legislativo 894/2021 já está em vigor. A placa será especialmente confeccionada e colocada no rol de entrada do Plenário em sessão solene. Bonifácio começou oficialmente a sua vida pública como vereador em Barbacena, tendo cumprido ainda quatro mandatos como deputado estadual e dez como deputado federal, além de outros cargos de secretário de Estado.

Falecido no último dia 05 de janeiro, Bonifácio Andrada era advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político, era Reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição criada por ele há 57 anos, e presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena também criada por ele, e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

Além disso, sempre dedicou sua vida à educação. A história da Fundação Presidente Antônio Carlos/FUPAC e do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos/UNIPAC, teve início em 1963, quando o deputado estadual e professor Bonifácio Andrada apresentou projeto de lei dando origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A Instituição, por proposta do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos em 1965. Era o nascimento da FUPAC, que mais tarde se tornaria uma das maiores instituições universitário do país.

Atualmente, com 57 anos, a FUPAC/UNIPAC está presente em diversas cidades de Minas Gerais, já tendo alcançado 203 municípios, ofertado 597 cursos superiores e tendo diplomado ao longo desses anos mais de 150 mil profissionais, o que lhe garantiu figurar por três anos consecutivos entre as 10 maiores do país segundo senso do ensino superior divulgado pela Folha de São Paulo.