Trabalho de Conclusão de Curso de egressos do UNIPAC é publicado na Revista Brasileira de Ciências da Saúde

Sob supervisão da coordenadora, os alunos se empenharam e realizaram um impecável trabalho

Os ex-alunos da Instituição tiveram ajuda e orientação da professora e coordenadora, Patrícia de Melo

Recentemente, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Comparação do Pico de Fluxo Expiratório e a Cirtometria Torácica entre Idosas, Antes e Após a Realização de Fisioterapia Respiratória”, dos alunos do curso de Fisioterapia do UNIPAC Barbacena, foi publicado na Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Sob a orientação da coordenadora e professora do curso, Patrícia Maria de Melo Carvalho, os alunos: Wagner Elias de Melo Moreira, Mônica de Sousa Cassimiro, Aline Cristina Mendes Sales e Roselma Luzia Campos Cunha Pires, tiveram o trabalho indexado à revista.

A escolha do tema surgiu após a proposta dos alunos e alguns encontros para orientação do TCC, quando puderam amadurecer e delinear todos os pontos necessários para realizar o trabalho. Após a escolha do tema, o passo seguinte seria no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e, logo em seguida, o grupo juntamente com a orientadora, inicia a execução de pesquisa com as idosas.

“Quando o grupo me procurou para orientar um trabalho de campo experimental com proposta para ser aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do UNIPAC, aceitei o convite com grande honra. Na época já imaginava que o trabalho daria bons frutos pela proposta e os objetivos da pesquisa”, disse a coordenadora Patrícia.

Segundo a professora, os alunos formaram um grupo coeso, participativo, interessados em buscar novos conhecimentos baseados em evidências e assim engrandecer a pesquisa na Fisioterapia. A Revista Brasileira de Ciências da Saúde é uma publicação científica dirigida à produção acadêmica na área de Ciências da Saúde e publica, de preferência, estudos científicos inseridos na realidade brasileira.

A ex-aluna e agora fisioterapeuta, Aline Cristina Mendes Sales, uma das componentes da equipe autora do trabalho, afirma que só tem a agradecer: “Gratidão aos meus companheiros de pesquisa pela dedicação e árduo trabalho em equipe, na busca da realização deste sonho. Agradeço também a nossa orientadora pelo empenho e total dedicação. Em especial a todas as voluntárias que assumiram esse desafio com compromisso e responsabilidade. Agradeço também a Deus, que nos permitiu chegar até aqui!”, exclamou.

Para a professora e coordenadora Patrícia Melo, não havia dúvidas da competência e sucesso de seus ex-alunos. “Conhecendo bem o grupo de alunos, sempre participativos em nossas ações, eventos, estágios, dentre outros, não hesitei e a vontade dos mesmos era muita, se dedicaram e hoje comemoram o fruto de um trabalho que é mérito deles mesmos”, concluiu.

Acesso o trabalho na íntegra, clique aqui.