Semana Acadêmica e Maratona movimentam curso de Ciência da Computação

Palestra: Inovar: a fórmula para se diferenciar na multidão com Priscilla Brandão, empreendedora e vencedora do Global Legal Hackthon 2020 - BH

Desta vez o evento, que já é tradicional, aconteceu on-line e foi transmitido pelo Facebook

Foi realizada no UNIPAC Barbacena, entre os dias 30/11 e 04/12, a Semana Acadêmica da Computação. A realização do evento contou com o apoio do colegiado do curso de Ciência da Computação e puderam participar alunos do curso e o público externo interessado no assunto. O evento aconteceu on-line, com transmissão via página do Facebook do curso, disponível em: facebook.com/computacaounipacbarbacena.

O objetivo da Semana da Computação é passar aos alunos as experiências de profissionais do mercado. Foram discutidos temas como Segurança da Informação, Inteligência Artificial, o trabalho em Home Office, inovação e uma apresentação científica relacionada com a visualização de imagens médicas do doutorando da Universidade de São Paulo (USP), Leonardo Souza Silva.

Para o aluno de Ciência da Computação, Francisco Copati, o evento foi enriquecedor. “Achei inovador e com assuntos muito interessantes. A cada semestre a Semana da Computação vem sempre melhorando. O interessante é entender esses assuntos que são ligados à computação e que às vezes passam despercebidos pelas pessoas. As palestras nos mostram o quão abrangente é a nossa área”, destacou.

Com o evento pode-se criar um engajamento dos alunos com os temas discutidos, promovendo o networking entre palestrantes e acadêmicos e, também, deixando claro a todos as infinitas oportunidades de conhecimento e trabalho que tem a área da Computação.

5ª Maratona da Computação

A 5ª Maratona da Computação encerrou a Semana, no dia 04/12. A competição foi organizada pelos professores Robson Resende e Nairon Neri e também aconteceu de forma on-line.

O intuito do evento é estimular o trabalho em equipe e o desenvolvimento de solução de problemas que envolvam a computação, possibilitando que o agir colaborativo aumente o rendimento nas ações e aprendizado dos alunos. Para a Maratona, os estudantes se organizaram em equipes, que receberam, via plataforma virtual da Instituição, vários desafios que implicavam no desenvolvimento de programas. Ao todo, 15 equipes participaram.

O professor Nairon Neri Silva comentou sobre a importância dos eventos. “Na Semana da Computação priorizamos levar aos alunos temas atuais, através de profissionais que atuam nas áreas e os alunos puderam esclarecer as dúvidas diretamente com esses profissionais. O formato desse ano foi um pouco diferente, a maioria dos eventos foi em forma de bate-papo entre um mediador e os convidados, o que contribuiu para deixar a semana mais dinâmica e interessante. A 5ª Maratona da Computação foi marcada por uma disputa acirrada entre as duas primeiras equipes, o que demonstra que a maratona está evoluindo a cada edição”, reforçou.

A maratona é um evento semestral que envolve o corpo discente e docente do curso, em uma competição que explora conhecimentos de programação, computação aplicada e solução de problemas que envolvam o ambiente de sistemas de informação.

A coordenadora do curso, professora Gislene Marengo Cusin, também conta sua vivência e visão do evento: “Nós, os professores do curso, discutimos muito acerca de como a pandemia evidenciou o uso das tecnologias e decidimos buscar temas que interessassem aos alunos e comunidade externa, trazendo um formato mais leve e popular, através do Facebook, os temas que permeiam a vida das pessoas nestes tempos, como segurança de dados, aplicações de inteligência artificial, o teletrabalho e home office. O novo modelo agradou a todos. Tivemos boa participação dos alunos e repercussão entre os seguidores da nossa página no Facebook”, concluiu.