Notícias UNIPAC

Processo Seletivo on-line para docentes tem apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP no UNIPAC Barbacena

Professores estiveram presentes no processo seletivo para docentes, que desta vez foi realizado no ambiente virtual

Avaliação remota agradou aos participantes – avaliadores e concorrentes às vagas – e já é considerada a possibilidade de se tornar padrão

Devido à pandemia da Covid-19, o ambiente virtual se tornou o principal canal de comunicação entre as pessoas em todo o mundo. E, no UNIPAC não foi diferente. A instituição recorreu às tecnologias para a prestação de serviço em todos os níveis, garantindo ainda a manutenção da qualidade pela qual muito preza. Com o apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), o UNIPAC realizou nos últimos dias as avaliações para contratação docente utilizando sua plataforma virtual. O processo teve início no mês de novembro e terminou na sexta-feira (4). A banca avaliativa é composta por cinco membros do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, são eles: professores das áreas de contratação, coordenador do curso, a Diretora Acadêmica, professora Sarah Russo, e coordenadora do NAP, Maria da Conceição Fajardo Monteiro. 

Segundo a professora Polyana Cury, coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIPAC BArbacena, “o processo de banca on-line teve como principal finalidade tornar possível a avaliação de candidatos a vagas na docência, mesmo no momento delicado em que vivemos de pandemia. O processo se mostrou muito eficiente e com a mesma qualidade, podendo acontecer em tempo real, de onde estivermos. Todos os envolvidos estão próximos em um objetivo comum, porém, cada um de sua casa. O método é tão eficiente que poderia ser padrão, mesmo com o retorno das nossas atividades presenciais”, comentou. 

Ainda sobre o novo método de avaliação, a professora Maíra Ramirez, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, pontuou que “em tempos de intensas modificações, como temos vivido, sempre nos deparamos com a necessidade de nos reinventarmos em diversos pontos. Foi assim com o processo de seleção docente. As bancas agora são realizadas de forma on-line, respeitando as medidas de segurança e preservando a saúde de todos os envolvidos. Neste novo formato, as bancas têm se apresentado muito dinâmicas e sem perder a qualidade avaliativa. A possibilidade de apresentação on-line, além da praticidade que as próprias ferramentas digitais oferecem para a exposição do material didático, evita a necessidade de deslocamento dos candidatos e avaliadores, otimizando o tempo e dinâmica de vida”, reforçou. 

Segundo Maria da Conceição Monteiro, “o NAP está envolvido em todo o processo seletivo para docentes. Desde o recebimento e arquivo dos currículos enviados e sua disponibilização para avaliação do coordenador do curso, contato com os candidatos para as devidas orientações da aula didática, participação na banca até o resultado final”, explicou.

A professora Patrícia Melo, coordenadora do curso de Fisioterapia, também comentou sobre a grande relevância das avaliações. “O processo seletivo permite ao UNIPAC conhecer e avaliar o perfil do candidato, que terá a importante missão na formação dos nossos acadêmicos. Permite conhecer a versatilidade, competências e habilidades docentes que servirão para agregar novas metodologias, valores éticos e morais. Ainda, permite fortalecer o nosso corpo de professores, buscando profissionais de excelência no mercado de trabalho”, destacou. 

De acordo com a Diretora Acadêmica, professora Sarah Russo, o processo de contratação docente é de extrema relevância, além de ser um momento fundamental para avaliação da atuação, didática, comunicação e domínio do conteúdo do candidato que está concorrendo a uma vaga na Instituição. “Primamos pela excelência e qualidade na prestação de nossos serviços, por isso nossa preocupação em aprimorarmos cada vez mais o processo de ingresso do novo profissional”, encerrou a diretora.

Professores estiveram presentes no processo seletivo para docentes, que desta vez foi realizado no ambiente virtual

Política de Privacidade | Política de Cookies