Alunas do curso de Farmácia têm trabalhos aprovados em evento nacional

Os trabalhos das alunas foram aprovados no Meeting Nacional de Farmácia Clínica

Ao todo, foram seis trabalhos admitidos no evento que é realizado anualmente

Seis trabalhos de alunas e egressos do curso de Farmácia, do UNIPAC Barbacena, tiveram seus trabalhos aprovados no evento “Meetting Nacional de Farmácia Clínica”. O evento foi inserido no calendário da Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica de Mato Grosso do Sul (MS), no ano de 2017, em comemoração ao “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos” (05 de maio) e a “Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das Consequências do Uso Indiscriminado de Medicamentos”.

Desde a sua criação, esse evento é realizado todos os anos, com o objetivo de propiciar o conhecimento, atualizar e capacitar os profissionais Farmacêuticos e Acadêmicos de Farmácia do Brasil e do Estado de MS. Considerando o novo momento de transformação pelo qual passa a Farmácia Brasileira, que deixou de ser um mero estabelecimento de venda ou dispensação de produtos farmacêuticos, para se transformar em um estabelecimento de saúde onde o foco principal é o cuidado farmacêutico.

No evento, são abordados diversos assuntos como os medicamentos e patologias dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, Medicina de Precisão, Judicialização, Novos Protocolos Clínicos, Práticas Integrativas e Complementares, entre outros.

Na opinião do coordenador do curso de Farmácia, professor Angelo Roncalli Feitosa de Oliveira, a participação dos alunos e egressos “é muito importante, uma vez que estimula o estudo de vários temas relevantes para a profissão farmacêutica e, também, o contato com  acadêmicos e profissionais de todo país. A aprovação dos trabalhos de nossos alunos comprova mais uma vez que o UNIPAC Barbacena está no caminho certo, ofertando ensino de qualidade pautado no estímulo à pesquisa e à ética profissional”, destacou.

Para as estudantes, o sentimento de dever cumprido, e para os professores, o orgulho de assistir o crescimento de seus alunos e o retorno do aprendizado. A estudante Dara Barbosa comentou sobre ter o trabalho aprovado: “A sensação de abrir a plataforma e ver o aprovado foi maravilhosa! Foi uma sensação de dever realizado. Orgulho e alegria ao saber que nosso trabalho estava sendo reconhecido dentro de um concurso com toda esta proporção”, comemorou.

O coordenador parabeniza as estudantes pelos trabalhos apresentados.

Abaixo, os trabalhos aprovados com seus respectivos temas:

Avaliação da Presença do Excipiente Lactose em Medicamentos Isentos de Prescrição – Estudantes Paola Oliveira e Franciane Coimbra

Isolamento e Identificação de Staphylococcus Aureus em Nasofaringe de Estudantes de Enfermagem – Estudante Nathália Magalhães

Perfil e Resistência Bacteriana em Urocultura de Pacientes de São João Del Rei (MG) – Estudante Nathália Magalhães

Uso de Benzodiazepínicos entre Estudantes do Curso de Farmácia do UNIPAC Barbacena (MG) – Estudantes Dara Barbosa e Isabela Giordano

Análise de Erro nas Prescrições em uma Unidade Hospitalar na Cidade de Barbacena (MG) – Estudante Elisabeth Dornelas

Interações Medicamentosas Envolvendo Diuréticos Tiazídicos em Pacientes Hipertensos e Diabéticos – Estudante Elisabeth Dornelas