UNIPAC Barbacena realiza Aula Magna ao alunos de Direito

Aula Magna Direito

O curso de Direito do UNIPAC Barbacena constantemente realiza palestras para incentivar os alunos e mostrá-los todos os campos de atuação que um advogado pode exercer. Desta vez, a Aula Magna veio com um assunto de extremo interesse aos estudantes “Processo e Tecnologia”, ministrado pelo professor e advogado, Dr. Dierle Nunes; e teve a mediação do professor Lucas de Souza Garcia. O evento aconteceu de forma remota, pela plataforma virtual, onde os discentes e docentes puderam apreciar os dizeres do palestrante. A Aula Magna teve a abertura oficial realizada pelo Magnífico Reitor, professor Bonifácio Andrada, que saudou os alunos, mostrando a importância do evento para sua vida acadêmica e profissional.

Segundo o mediador do evento, professor Lucas Garcia “o encontro discorreu acerca da virada tecnológica no Direito Processual, especialmente no que tange ao uso da inteligência artificial (IA). Ademais, ressaltou a importância do operador do direito em manter-se sempre atualizado, de forma a não temer tão indagada substituição da mão de obra por máquinas, mas sim utilizar os avanços tecnológicos como um diferencial no serviço prestado. Parabenizo o UNIPAC por nos proporcionar um evento deste porte e agradeço pela oportunidade de exercer a função de mediador”, explicou.

A aluna Pâmela Aparecida dos Reis Vargas, do 3º período de Direito, destacou que a Aula Magna proporcionou aos estudantes a oportunidade de pensar, na prática, como adaptar diariamente as ferramentas tecnológicas à profissão. “Esses novos modos de resolver conflitos pela plataforma modular, ou melhor: os ‘Tribunais on-line’ trazem celeridade e vantagens, como: participação informada e negociação facilitada por meio da ‘inteligência artificial’. Não é que nós, advogados e demais operadores do direito estamos perdendo espaço, ao contrário, estamos nos aliando a uma ferramenta célere e eficaz, que pode nos trazer agilidade, praticidade, objetividade, economia e lucro. Sabendo utilizá-las e, claro, de forma segura, isso proporcionará uma forma resolutiva em que o cliente obtenha um mérito da sua causa de forma mais ágil, não necessitando esperar o trâmite processual demorado, e com isso o operador do direito ganhara mais lides e confiança no seu trabalho. A Aula Magna nos proporcionou pensar na prática como adaptar a cada dia essas ferramentas tecnológicas à nossa profissão, como operadores do direito. Fazendo-nos ir além da sala de aula, teoricamente, e buscar nos aperfeiçoar a cada aprendizado ensinado pelos nossos queridos professores, coordenadores e diretores. Afinal, o conhecimento aliado ao aprendizado prático garantem as nossas conquistas!”, encerrou a acadêmica.