UNIPAC Barbacena faz exposição fotográfica virtual de recursos didáticos

Exposição Fotográfica UNIPAC

O UNIPAC continua demonstrando que as aulas remotas, ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem devido as questões da pandemia da COVID-19, têm superado todas as barreiras geográficas. O curso de Pedagogia, através dos professores Adriano Marcio do Nascimento e Luciana Mara de Oliveira Bratillieri, promoveu uma exposição fotográfica virtual, como forma de ilustrar as atividades práticas que os alunos têm desenvolvido nas disciplinas de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e de Oficina de Recursos Didáticos.

“O estudo do método Montessori contempla abordagens específicas sobre o conceito de desenvolvimento e aprendizagem infantil e sobre a prática pedagógica, além de ter uma filosofia educacional pautada nos princípios da observação, da autoeducação, da educação como ciência e da educação cósmica.  Este método tem ainda como cerne as questões inerentes ao ambiente preparado com recursos pedagógicos cientificamente construídos, que permitem a criança perceber o seu próprio erro, favorecendo a criação da cognição, da autonomia e da identidade de cada criança. Foi a partir destas premissas que os alunos construíram estes recursos didáticos voltados para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, educação sensorial e jogos de vida prática, na perspectiva da pedagogia montessoriana. E, como forma de compartilharmos entre os estudantes os recursos construídos por eles, de forma a socializarmos os recursos, optamos pela linguagem fotográfica e criamos através do padlet uma espécie de exposição fotográfica virtual”, comentou o professor Adriano Nascimento.

“Encerrar este semestre tão diferenciado, percebendo que nossos alunos estão construindo recursos didáticos e aprendendo sobre as suas possibilidades de uso, atrelados a uma metodologia de aprendizagem diferenciada, é uma alegria imensa. Estamos direcionando os nossos alunos a perceberem que a criatividade e o uso adequado dos recursos didáticos na sala de aula infantil constituem elementos necessários para a aplicação de uma metodologia de aprendizagem lúdica e interativa”, reforçou a professora Luciana Mara.

A exposição está em âmbito interno do curso, porque está em fase de construção. Mas, ilustramos esta matéria com um mural de algumas das fotos da exposição.