No contexto da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, o professor Adriano Nascimento tem trabalhado alguns conceitos da psicologia genética de Henri Wallon e também a aplicabilidade prática dos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular, no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. “Usar a técnica da releitura para possibilitar aos estudantes do curso de Pedagogia compreenderem o conceito de afetividade (uma das abordagens dos campos funcionais da psicologia genética), na concepção pedagógica, é uma estratégia muito rica para o desenvolvimento das habilidades e competências dos futuros profissionais da educação que irão atuar na educação infantil. Este tipo de atividade permite também aos alunos compreenderem na prática os conceitos de educação estética e ainda desenvolverem metodologias adequadas para um trabalho com os campos de experiência da base nacional comum curricular na educação infantil, a partir de uma percepção de um trabalho pedagógico integrado e que visa o desenvolvimento pleno das crianças”, explicou o professor Adriano.
A proposta é que a partir desta técnica de releitura os alunos apreendam a criar estratégias pedagógicas para trabalhar de forma interdisciplinar todos os campos de experiência da base nacional comum curricular, ampliando suas habilidades criativas e compreendendo a afetividade, como sendo algo que envolve, sensibilize cada ação docente.
“Com esta prática, os alunos do curso de Pedagogia têm a possibilidade de compreender os processos que envolvem a ação de fazer uma releitura, as habilidades e competências que ela desenvolve nas crianças e ampliam seus repertórios pedagógicos sobre os processos de observação, avaliação e apreciação. Por outro lado, também acho muito valioso trazer para os estudantes do Curso de Pedagogia um conhecimento crítico sobre as obras de Romero Britto e Aldemir Martins. É de suma importância que os alunos conheçam as obras destes autores, as suas linguagens, mensagens e contextos e as suas relações com o universo infantil, para que assim possam fazer uso das artes visuais em suas práticas de trabalho, com criticidade, criatividade, dinamismo e interatividade”, encerrou.