Projeto Social do curso de Pedagogia do UNIPAC, em parceria com o Instituto Bom Pastor, aprova alunos no ENCCEJA 2019

O projeto social do curso de Pedagogia do UNIPAC- Campus Barbacena, “Preparatório para o ENCCEJA”, desenvolvido em parceria com o Instituto Bom Pastor, teve alunos aprovados e certificados na última edição do ENCCEJA 2019. O Projeto é coordenado administrativamente pela funcionária do UNIPAC Joscimara Bernardes e gerido pela coordenação e alunos do curso de Pedagogia.

“Ter alunos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), um recurso avaliador e certificador do Ministério da Educação, que avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos é uma satisfação enorme. Estas aprovações significam que, verdadeiramente, o UNIPAC está comprometido com ações extensionistas e com a promoção educacional, cultural e social da comunidade. Por outro lado, estes resultados indicam que os alunos do curso de Pedagogia estão envolvidos com a ação docente, visto que são estes que desenvolvem as ações didático –pedagógicas do projeto e implementam, na prática, os conhecimentos adquiridos na Universidade, contando com a orientação e supervisão da coordenação e professores do curso de Pedagogia”, comenta o coordenador do curso de Pedagogia, professor Adriano Nascimento.

“As aprovações destes alunos nos fazem crer que precisamos fortalecer parcerias em prol do desenvolvimento educacional destas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo e que, graças a este projeto, estão conseguindo alcançar suas certificações.  Com isto, é possibilitado a estas pessoas novas oportunidades de estudos e colocação no mercado de trabalho”, reforça Joscimara Bernardes.

Denise Pereira de Melo, aluna que conseguiu a certificação do Ensino Fundamental – Anos Finais, através do Projeto, comenta a relevância da ação. “Após 32 anos sem frequentar a escola, eu tive a oportunidade de retornar graças ao projeto implantado pelo UNIPAC em parceria com o Instituto Bom Pastor. Agradeço aos profissionais administrativos e acadêmicos do UNIPAC, pois sem a participação ativa deles não seria possível o meu sucesso. Espero que o projeto possa continuar para o próximo ano, pois quero e preciso frequentar as aulas para concluir o ensino médio. Meu sonho é fazer Enfermagem! E agora, eu acredito na minha capacidade e mostro para meus filhos a importância dos estudos”, concluiu a estudante.

A Aluna Geiza Maria Rodrigues Araújo, que também concluiu o Ensino Fundamental, destaca que, “hoje estou muito feliz, pois é um sonho realizado. Foi com muita luta e estudos, que concluí o Ensino Fundamental – Anos Finais. Agradeço a todos os professores (alunos do Curso de Pedagogia do UNIPAC) que me ajudaram e acompanharam. E os colegas que estavam comigo nesta luta. Cada dia frequentando as aulas e estudando juntos…sempre.  Obrigada UNIPAC e instituto Bom Pastor. Ano que vem vou continuar para me preparar para o ensino médio”, encerrou.

Também tiveram aprovações parciais no exame de certificação, em nível de ensino médio, através do Projeto, a aluna Raquel Brito de Oliveira e Claudio Marciano da Silva, ambos ressaltam que, como ficaram pendentes em apenas um conteúdo e por poucos pontos, no próximo ano darão continuidade nos estudos e buscarão a conclusão do ensino médio.