I Mostra de Iniciação Científica da Pós-Graduação será no próximo sábado

Os alunos, de vários cursos da pós-graduação da UNIPAC, vão realizar no próximo sábado, (07/12), a I Mostra de Iniciação Científica. O evento será realizado na UNIPAC Barbacena. A abertura oficial terá uma palestra do Orientador Geral, professor Fernando Ventura, com o tema “A aplicação prática da Ciência”.

Explicando sobre o nome do evento, o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Socioeducacional, professor José da Paz revela que “a escolha do nome “Mostra” é proposital. Não é um congresso, não é simpósio e sim, uma Mostra. A Universidade tem o compromisso com a comunidade. Esse compromisso é de manter sempre a população informada. Então essa I Mostra Científica da Pós-graduação é para mostrar esse conhecimento adquirido, pois é a base da UNIPAC. Ao mesmo tempo, a apresentação dessas comunicações, tem um viés que não pode ser desprezado, que é o de informar e motivar a pesquisa constante, pois a Universidade é o lugar do debate da crítica e não é lugar do consenso, mas o lugar do dissenso, ou seja, é na discussão que aparece o conhecimento”.

A Mostra é uma oportunidade dos alunos compartilharem os conhecimentos adquiridos a partir de pesquisas científicas. Um intercâmbio de aprendizagem entre discentes e professores dos cursos da pós-graduação de Barbacena. A coordenadora da Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Socioeducacional, professora Kennya Rodrigues revela que “os discentes vão utilizar várias linhas de pesquisa e serão mais de 100 trabalhos em diversas áreas, como direito, educação, psicologia, administração, contábeis, fisioterapia, nutrição entre outros. Os resultados dos trabalhos que serão apresentados poderão subsidiar novas pesquisas e novas modalidades de intervenção que beneficiam toda a população”.

Segundo o coordenador de pesquisa e extensão da pró reitoria e um dos organizadores do evento, professor Paulo Afonso “A exemplo da Mostra Científica dos cursos de graduação do UNIPAC Barbacena, a Pró-reitoria de inovação e desenvolvimento Socioeducacional, em parceria com o setor de pós graduação, resolveu criar a I Mostra Científica da pós graduação, visando a inserção dos alunos desta modalidade de ensino no campo da pesquisa científica, além é claro, de ser uma excelente oportunidade para que nossos alunos apresentem os resultados de suas pesquisas para a comunidade no geral, cumprindo assim, o UNIPAC, o seu papel de transformação social, não só na vida de seus alunos, mas também na vida comunitária”, disse.