Pedagogia promove noite de apresentação de trabalhos de iniciação científica

Na noite de 21 de novembro de 2019, os alunos do oitavo período do curso de Pedagogia apresentaram seus trabalhos de iniciação científica, que foram desenvolvidos no contexto das disciplinas de Educação e Pesquisa e Seminário de Formação, ministradas pelas professoras Marcillene Ladeira e Luciana Mara, respectivamente.

Os trabalhos apresentados fazem referência a diversas áreas da Pedagogia e foram supervisionados pela professora Luciana Mara neste semestre. Participaram das avaliações das pesquisas profissionais da rede pública envolvidos com o tema, egressos do curso que atuam nas áreas, a professora Vilmara Lúcia e também profissionais da área da Pedagogia Empresarial e da Terapia Ocupacional.

Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, Adriano Nascimento “é imprescindível para a formação do profissional da educação o desenvolvimento de habilidades voltadas para a área da pesquisa científica. Cada dia mais, o mercado de trabalho requer dos educadores um compromisso com a resolução de demandas que emergem no contexto de nossa atuação. Uma forma de buscar solucionar os desafios que permeiam nossa atuação é o desenvolvimento da competência de ser um pesquisador crítico e reflexivo.  Percebo que nossos alunos têm consciência desta demanda, visto que buscaram desenvolver propostas de pesquisas de campo a partir das vivências de estágio, dos desafios observados e inclusive das próprias vivências no ensino superior. Os trabalhos apresentados fazem menção a temáticas que envolvem os diversos níveis e etapas da educação básica e discutem inclusive questões do ensino superior, como o Nivelamento e o ENADE. Ter a possibilidade de discutir estes estudos com profissionais e egressos do curso que atuam com estas demandas no mercado de trabalho, numa perspectiva dialógica de construção de conhecimentos, é algo extremamente rico”.