Notícias UNIPAC

UNIPAC e Sindicato Rural realizam palestra para Produtores de Leite e Gado de Corte

O UNIPAC Barbacena, em parceria com o Sindicato Rural, vai realizar uma palestra para produtores rurais e convidados, com o tema: “Bovinocultura de Corte e Leite”. A palestra será ministrada pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete, professora Ivana Siqueira, e pelos professores do curso e profissionais da área, Helvécio Oliveira e Rodolfo Silva Moreira Cézar. O evento será no Auditório do Sindicato Rural de Barbacena, no dia 28/10 (segunda-feira), de 14h às 18h, com entrada franca.

Segundo o Orientador Geral da FUPAC/UNIPAC, professor Fernando Ventura, “a iniciativa do evento se dá em um momento importante para a cidade e região, ou seja, culminando com a criação do curso de Medicina Veterinária pela UNIPAC Barbacena. Mantivemos contato com o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato Laguardia, que prontamente, apoiou nossa iniciativa e sugeriu que abordássemos o tema sobre Bovinocultura de Corte e Leite”.

Destacando a importância do evento para os produtores da região, Renato Laguardia, revelou que “o tema proposto vai agregar muito na vida dos criadores de gado de leite e corte da região. É importante que os produtores participem dessa reciclagem para agregarem novos conhecimentos às suas atividades diárias”.

Apoiando o evento, o produtor e professor Mário Raimundo de Melo, destaca que o curso de Medicina Veterinária será de grande relevância. “Em Barbacena e região tem uma pecuária de leite muito significativa. Somos considerados o berço do Gado Holandês no Brasil e isso permanece até hoje. Temos grandes criadores e produtores que necessitam de uma assistência maior”.

A palestra é aberta ao público. A UNIPAC e o Sindicato Rural fazem o convite à população para que todos os interessados participem do evento.

Ivana Siqueira
Médica Veterinária, coordenadora e professora do Curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete, especialista em Educação em Saúde Pública, mestre em Ciência dos Alimentos, responsável técnica, auditora e consultora de indústrias de produtos de origem animal e fará a apresentação geral do curso, as disciplinas trabalhadas, instalações, aulas práticas, trabalhos de campo, parcerias e esclarecendo possíveis dúvidas sobre o curso e mercado de trabalho para o Médico Veterinário.

Helvécio Oliveira
Médico Veterinário, professor da Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete, consultor de agronegócios com especialização em manejo de pastagens e produção animal, mestrado em Produção Animal e Doutorado em Nutrição Animal. Na ocasião, fará um diagnóstico do Agronegócio Brasileiro, com ênfase na produção de gado de corte e de leite no Brasil e na região das vertentes, destacando o papel e a importância do Médico Veterinário neste contexto.

Rodolfo Silva Moreira Cézar
Médico Veterinário, professor da Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete, mestre em Parasitologia e doutorando na mesma área. Possui ampla experiência na área de Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente na Epidemiologia, diagnóstico e controle de Fasciola hepática e helmintos gastrintestinais de ruminantes, biologia, imunologia, diagnóstico e controle de carrapatos e moscas de ruminantes, equídeos e cães. Irá ressaltar os impactos das parasitoses nos sistemas de produção e na sua produtividade, evidenciando a importância da atuação do Médico Veterinário no controle e monitoramento dos sistemas de produção, evidenciando perdas e lucratividades afins.


Política de Privacidade | Política de Cookies