Cursos de Pedagogia e Publicidade e Propaganda promovem intervenção cultural de sensibilização ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Na noite desta quarta-feira (05/06), o curso de Pedagogia, com a participação do curso de Publicidade e Propaganda promoveram uma ação educativa referente ao Dia Mundial do Meio Ambienta no Campus Barbacena. O evento reuniu vários alunos que participaram das atividades em alusão ao dia.

O evento faz parte do Projeto “EducArte: reflexões educativas sobre educação ambiental com criatividade e arte”, sendo uma proposta do coordenador da Pedagogia, professor Adriano Nascimento, e das professoras do Curso, Marcillene Ladeira e Ivana Melhem, contando com o apoio dos alunos.

“Optamos por fazer uma intervenção educativa através da arte e da literatura, por se tratar de linguagens que, além de provocarem reflexões intrínsecas pelo caráter de subjetividade, é uma das formas principais de comunicação que melhor atende aos princípios de acessibilidade ao leitor/apreciador sobre as questões da educação ambiental”, afirma o professor Adriano.

“A proposta é promover uma ação carregada de símbolos, sentidos e significados que despertem na comunidade universitária e na sociedade em geral, um olhar atento para as questões ambientais, para que possamos adotar efetivamente ações cotidianas conscientes e que promovam uma integração harmoniosa entre o capitalismo e os princípios da conservação, ressignificando a relação do homem para com a natureza”, completaram as professoras Marcilene e Ivana Melhem.

Na pauta do evento foram apresentadas intervenções, a partir da arte, relacionado as questões ambientais emergentes como por exemplo: a tragédia ambiental em Mariana e Brumadinho, que foram lembradas através da projeção de sombras de palitos de picolé e também uma proposta de revitalização de espaços e composição de cenários, com peças criadas a partir da reciclagem de garrafas pet, fios de internet, pedaços de madeira, entre outros materiais. Também fizeram parte da pauta amostras relacionadas ao uso sustentável da água, com a demonstração de uma cascata feita de produtos recicláveis. A música também esteve presente, através da apresentação ao vivo da música de Guilherme Arantes, cantada por parceiros do curso e pelos próprios alunos.

Numa perspectiva interdisciplinar e de valorização da literatura, também integrou as ações do evento uma “declamação de haikus”, um formato de texto específico da cultura oriental, que tem como característica colocar os sujeitos, através de pequenos textos carregados de grandes significados, em sintonia com a natureza. Para este evento foram selecionadas e declamadas produções voltadas para as quatro estações do ano.

Durante a programação, também foi promovida uma dinâmica entre os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, fazendo um Quiz e questões de falso e verdadeiro sobre assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Para a coordenadora do curso, professora Graziela Braga, propiciar aos alunos momentos de prática em comunicação como este são de grande valia. “Esta noite trouxemos nossas turmas dos primeiros períodos para vivenciarem na prática uma ação de comunicação e conscientização e vê-los envolvidos, buscando soluções, trazendo propostas criativas e praticando o que aprendem em sala de aula é sem dúvida motivo de orgulho para nosso curso, assim como para nosso centro universitário”, concluiu.