Notícias UNIPAC

Psicologia promove ação em comemoração ao dia do idoso

O mês de Outubro começa com uma comemoração muito importante – O Dia do Idoso, na última segunda-feira (01/10), data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso no Brasil, em 2003. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) destaca a necessidade de se reconhecer que esse é um período da vida com características específicas, associadas a mudanças em aspectos cognitivos, motores e emocionais, mas com ganhos importantes, como melhor capacidade de avaliação de sentido da vida e riqueza de história já vivida.

Neste sentido, o CFP destaca a importância do atendimento psicológico à pessoa idosa, dedicando-se atenção especial para os aspectos sociais envolvidos no envelhecimento, tais como a solidão. Esta é cada vez mais comum e gera diversas consequências, com impacto na saúde mental, negligência de atenção e cuidados.

Com o objetivo de realizar uma ação em referência a esta data, os acadêmicos do curso de Psicologia realizaram a primeira doação de materiais de higiene para a Casa Velho Amigo. Na ocasião, foram realizadas várias ações em prol da vida!

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Kennya Rodrigues “o dia do idoso demarca uma data de extrema relevância para a população em geral e para nós, profissionais da Psicologia. O envelhecimento faz parte da natureza humana. Todos nós um dia iremos envelhecer. Nesta fase os indivíduos demandam mais cuidados e mais atenção, tornando essencial que promovamos ações de promoção à saúde física e psíquica. Com a modernidade e a correria do nosso dia-a-dia muitos idosos acabam por se sentir solitários, sendo comum o desenvolvimento de transtornos ansiosos ou depressivos. Ações como a que desenvolvemos no dia do idoso possibilitam a sensibilização de nossos futuros profissionais na área da Psicologia do envelhecimento”, explicou.


Política de Privacidade | Política de Cookies