Setembro Amarelo movimenta UNIPAC Barbacena

Os alunos do curso de Psicologia, durante uma semana, movimentaram o Campus do UNIPAC Barbacena com diversas ações alusivas ao “Setembro Amarelo”. A campanha, promovida através da coordenadora do curso, professora Kennya Rodrigues, teve uma grande repercussão na Instituição. Palestras, shows durante o intervalo e atividades temáticas foram os holofotes para a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Kennya Rodrigues, “o evento teve como finalidade trazer a temática para discussão no meio acadêmico, visto que o nossos universitários serão os futuros profissionais que atuarão direta e/ou indiretamente com o tema. A importância de falar e debater sobre assuntos como esse se deve ao crescente número de suicídios e tentativas no Brasil. Podemos dizer que se trata de um problema de saúde pública, considerando que a cada 45 minutos uma pessoa suicida em nosso país”, revelou.

Já para a professora Carla do Vale, que ministra a disciplina optativa “Psicologia e Educação para a Morte”, “a experiência de se trabalhar a temática da morte com os alunos tem sido muito enriquecedora e instigante para mim. E vejo diariamente o quanto fugimos de falar sobre morte e seus desdobramentos, apesar dessa ser uma realidade inexorável a cada um de nós. Falar de suicídio é falar de um indivíduo que sofre e muitas vezes não consegue expressar essa dor e o faz dando fim a sua vida. E por isso, esse debate se faz tão necessário!”, completou a professora.