Colação de Grau 2018: UNIPAC forma turmas de Enfermagem e Fisioterapia

Na noite da última terça-feira (24), os formandos de Enfermagem e Fisioterapia do UNIPAC Barbacena, 1º semestre/2018, foram agraciados com os títulos de bacharéis. A colação de grau foi realizada no auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar e contou com a presença centenas de parentes e amigos para celebrar este momento ímpar na vida dos novos profissionais. Ao todo, foram 29 formandos de Fisioterapia e 35 de Enfermagem. Os oradores foram os alunos Enir Tarcísio Fonseca (Enfermagem) e Natália Batista Medeiros Garcia (Fisioterapia), exaltação, manifestaram em nome de seus pares a satisfação da conquista ora celebrada.

Orgulhoso dos futuros profissional moldados e capacitados pelo UNIPAC Barbacena, o professor José da Silva Filho afirmou que para chegar a realizar os sonhos, é preciso vencer dificuldades e ter persistência. “O dia de hoje é a realização de um sonho. Os alunos entram na Instituição, enfrentam desafios para realizar seus sonhos e, finalmente, chega o grande dia. Dizem que a formatura é um evento único, pois a caminhada trilhada pelos alunos foi árdua. Muitos não conseguiram, mas os que estão aqui, realmente, são vitoriosos. É um orgulho imenso. É uma festa que deve ser comemorada por todos, não só pelos alunos, mas também, pelos professores que dedicaram grande parte da sua energia, para que os profissionais galgassem um futuro”, disse professor Silva.

Como forma de homenagear figuras importantes para a história do UNIPAC, foram entregues medalhas para alunos que se destacaram ao longo do curso. A medalha Presidente Antônio Carlos é um dos principais títulos honoríficos, concedida aos graduandos que tiveram a melhor média global de aprovação durante cada curso. “O principal é homenagear o aluno que se dedicou durante o curso e estimular quem está estudando. É um prêmio que valoriza o estudante, o curso e a qualidade do nosso ensino”, explicou a diretora acadêmica, Sarah Russo.

A coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, professora Patrícia Maria de Melo, se emociona ao falar das turmas que viu amadurecer e que agora estão aptas para o mercado de trabalho. “Tenho um sentimento de dever cumprido. Ver nossos alunos dominando o mercado de trabalho regional e passando em vários processos seletivos e concursos é gratificante, principalmente por ter participado da vida acadêmica deles. Temos a certeza que a nossa semente foi plantada. Nossos eternos alunos continuarão difundindo e perpetuando o nome do UNIPAC”, destacou a coordenadora.

Durante a solenidade, os professores homenageados do curso de Enfermagem foram: Juliana Nascimento de Barros Rodrigues, Ronaldo Adriano da Silva Araújo e João Paulo Barroso. Já no curso de Fisioterapia, foram: Cláudia Maria Miranda, Felipe Costa Alvim, Elis Oliveira Arantes, Isabelle Guedes Freitas e Ricardo Bageto Vespoli. O funcionário homenageado da turma de Fisioterapia foi José Aleixo Filho (mais conhecido como Zinho).

Composição da mesa

Compuseram a mesa de honra: o diretor geral do UNIPAC Barbacena, professor José da Silva Filho, representando o Reitor do UNIPAC e presidente da FUPAC, Bonifácio Andrada; a diretora acadêmica do UNIPAC Barbacena, professora Sarah Russo Heleno Ferreira; a coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, professora Patrícia Maria de Melo Carvalho; a patronesse do curso de Enfermagem, professora Renilza Aparecida do Nascimento Cabral; a patronesse e nome de turma do curso de Fisioterapia, professora Priscylla Hilliam Knopp Riani; a paraninfa do curso de Enfermagem, professora Elis Oliveira Arantes; o paraninfo do curso de Fisioterapia, professor Otávio Henrique Azevedo Campos; o nome de turma do curso de enfermagem, professor André Herácleo de Azevedo; o membro da Comissão de Educação e Desenvolvimento Científico do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito 04, professor Fábio Luiz de Mendonça Martins; e a secretária geral de ensino do UNIPAC Barbacena, Maria Natelza Nogueira de Oliveira.

Medalha Presidente Antônio Carlos

A medalha foi entregue pelo diretor geral, José da Silva Filho, representando o magnífico reitor, Bonifácio Andrada; e o certificado foi entregue pela diretora acadêmica do Campus Barbacena, Sarah Russo. Os alunos premiados foram:

– Gabriela Aparecida Ramalho (Enfermagem), com média global de 90,21 pontos.

– Natália Campos Dias (Fisioterapia), com média global de 90,69 pontos.

Medalha Zezinho Bonifácio

No dia 1º de maio de 2004, foi instituído o prêmio José Bonifácio Lafayette de Andrada (Zezinho Bonifácio), para homenagear o homem público que foi presidente da Câmara dos Deputados, com várias iniciativas de grande repercussão no estado. A medalha é concedida aos estudantes que tiveram comportamento exemplar durante o curso, pela dedicação às atividades acadêmicas, pelo amor à Instituição, cordialidade e estima com os colegas.

Os formandos receberam a medalha “Zezinho Bonifácio” das mãos do diretor geral do Campus Barbacena, professor José da Silva Filho, representando o reitor Bonifácio Andrada; e o certificado por meio da coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, professora Patrícia Maria de Melo.

Curso de Enfermagem: Débora Simone Araújo Dias

Curso de Fisioterapia: Luana Andrêssa Paiva Neves