Alunos de Pedagogia realizam exposição de artes visuais sobre Meio Ambiente

Está aberta à visitação no campus da UNIPAC Barbacena a exposição de artes visuais “Entre Imagem e Materialidade: Vertentes de uma Educação Ambiental”. As obras de arte produzidas por alunos do 5º e do 7º período do curso de Pedagogia e pela professora, artista visual e pesquisadora, Marcillene Ladeira, estão expostas de 6 a 8 de junho, como ação da Semana do Meio Ambiente. A exposição pode ser visitada no espaço ao lado da lanchonete, no campus do UNIPAC Barbacena.

As obras da mostra usam o lixo, transformando-o em ação artística e, ao mesmo tempo, educativa. “Trata-se de uma maneira de apurar a percepção quanto à reutilização do descartado. O homem tem adotado um modelo de vida embalado por fortes relações de consumo que, dentre outros fatores, vem alterando a capacidade dos ciclos biológicos de se autorrenovarem, causando efeitos em cadeia e resultados catastróficos quanto à condição de sobrevivência de vida na terra”, relatou a professora, Marcillene Ladeira.

O trabalho utiliza diferentes linguagens visuais para construir e apresentar ao público um trabalho que, para além da apreciação artística, há um cunho mergulhado na Ética Ambiental. O objetivo é desenvolver a Educação Ambiental a partir de uma prática que vincula o estudante em atitudes reais. “A educação ambiental é uma ação educativa permanente pela qual a comunidade tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados dessas relações e suas causas profundas”, explicou a professora.

O UNIPAC tem o compromisso com o meio ambiente, uma responsabilidade social firmada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil) na Conferência das Nações Unidas (ONU), que desde sua reunião em Estocolmo (Suécia), em 1972, vem desenvolvendo critérios e princípios para tratar o desenvolvimento sustentável.

Exposição “Entre Imagem e Materialidade: Vertentes de uma Educação Ambiental”

Data: de 6 a 8 de junho.

Local: espaço ao lado da lanchonete, no campus do UNIPAC Barbacena.

Realização: alunos, professores e coordenação do curso de Pedagogia.