Alunos de Fisioterapia realizam Mostra Científica de Fisiologia

Os alunos do 3º período do curso de Fisioterapia do UNIPAC Barbacena realizaram uma Mostra Científica de Fisiologia, na noite da última terça-feira (22/05). O evento ocorreu na Clínica Escola Vera Tamm de Andrada e contou com a supervisão da professora Tamara Silva.

Durante a Mostra, foram apresentados ensaios científicos sobre as variáveis cardiovasculares em diferentes exercícios físicos, como resistidos, aeróbicos e aquáticos. O objetivo foi ensinar aos alunos a análise destas variáveis e a inserção da iniciação à prática de pesquisa na área. Os alunos foram orientados a desenvolverem protocolos e fazerem diversas mensurações para analisar e descrever os dados.

Segundo a professora que supervisionou a atividade, o trabalho dos alunos foi importante para a prescrição e o acompanhamento de exercícios dentro da Fisioterapia para diversos tipos de público, como hipertensos, e diabéticos. Entendendo as alterações cardiovasculares é possível aplicar exercícios e orientar com precisão e segurança.

“Foi muito legal a interação e a adesão dos alunos à proposta. Eles trabalharam em equipe e estavam muito engajados. Foi muito importante, porque sanou muitas dúvidas que eles tinham quanto à prática. Quando mensuramos o resultado na prática é diferente. Por isso, pretendemos realizar mais eventos como este, essencial em um trabalho de pesquisa”, relatou a professora Tamara Silva.