Palestra “O que é ser um profissional da saúde” é ministrada para alunos recém-ingressos

No dia 12/03, cerca de 200 alunos, entre recém-ingressos e estagiários, dos cursos de saúde da UNIPAC Barbacena foram convidados para uma palestra ministrada pela professora Priscylla Lilliam Knopp Rianni, no Automóvel Clube. O evento foi realizado pelos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, com o objetivo de problematizar as representações de profissionais, de cuidado/assistência e de saúde, construídas por alunos recém-ingressos no ensino superior.
A programação começou com uma apresentação teórica sobre a construção do perfil profissional em saúde e dos conceitos de saúde e doença no contexto brasileiro. Foram exibidos vídeos sobre a fala dos profissionais acerca de definições e atuação e sobre o ponto de vista do paciente, além de realizadas discussões sobre os temas. A palestra abordou o processo de construção social e histórica do perfil profissional em saúde no Brasil. Também foram discutidos diferentes concepções de saúde e doença e a inserção do egresso em diferentes cenários das redes de saúde. No fim do evento, alguns alunos deram o seu depoimento sobre o tema essencialmente relevante para a formação do profissional da saúde.
Para a palestrante, professora Priscylla Knopp, o objetivo foi problematizar a representação hegemônica do profissional de saúde. “Eventos como esse ressaltam a necessidade de uma formação coerente com as demandas socioeconômicas da região de atuação, com ampla compreensão dos aspectos culturais inerentes aos processos de saúde e doença e apropriado ao trabalho no sistema de saúde vigente, o SUS”, relatou.