Aluna e professora da E. E. Henrique Diniz vencem Concurso de Redação UNIPAC 2017

Cada uma das vencedoras recebeu um prêmio no valor de mil reais, além de uma bolsa de 50% no primeiro semestre para a estudante.
Em uma solenidade no pátio da E. E. Henrique Diniz, em Barbacena, nesta quarta-feira (06/12), foi feita a entrega dos prêmios para a vencedora do Concurso de Redação UNIPAC 2017. Maria Fernanda Portes Mendes, de 17 anos, ficou em primeiro lugar, com 92 pontos. A aluna ganhou um prêmio no valor de mil reais, além de uma bolsa de 50% de desconto no primeiro de 2018. Como forma de valorizar os ensinamentos e o conhecimento passado na escola, a professora de Língua Portuguesa, Paula Campos, também foi contemplada com um prêmio no valor de mil reais. A entrega dos prêmios foi feita pela diretora acadêmica da UNIPAC Barbacena, Sarah Russo, com a presença do diretor da E. E. Henrique Diniz, Maicon Marcelo Rossi, e do representante da Superintendência Regional de Ensino, Adriano Nascimento.
“A escola foi muito receptiva, ficamos muito satisfeitos em estar lá. Gostaria de parabenizar a todos os estudantes que participaram do Concurso de Redação. Tivemos ótimos textos, de alta qualidade, todos se saíram muito bem. Gostaria de agradecer o envolvimento da escola, do diretor e da professora. Foi um momento muito especial”, afirmou a diretora acadêmica da UNIPAC Barbacena, Sarah Russo.
Maria Fernanda já havia prestado o Vestibular Tradicional da UNIPAC e foi aprovada para o Curso de Enfermagem. “Foi uma surpresa muito boa, eu não esperava ganhar o prêmio, apesar de gostar muito de escrever e ler os textos motivadores para ter ideias. Esse ano, aqui na escola, tivemos mais aulas de redação, a professora Paula ajudou bastante. Treinei muito para o Enem e para o vestibular. É bem interessante quando a faculdade dá oportunidades para os alunos, não só os que já estão lá, mas também os que estão saindo do terceiro ano. Já estou matriculada na UNIPAC, mas agora com a bolsa ficou melhor ainda”, comemorou a estudante Maria Fernanda.
A professora, Paula Campos, conta que ficou muito feliz com o resultado, já que se trata de uma aluna estudiosa e que se destaca nas aulas de redação. “Ela sempre escreveu bem. Fiquei muito feliz, porque acho que ela é merecedora do prêmio. Também achei muito interessante a iniciativa da UNIPAC. Primeiramente por trabalhar a redação, que é um aspecto da língua portuguesa que cada vez mais vem sendo cobrado em concursos e provas de vestibular. Outro aspecto é o incentivo para o aluno estudar. Acho muito legal, porque muitos alunos têm condições intelectuais de passar na prova, mas não têm condições financeiras para entrar na faculdade. Então esse apoio, não só com o prêmio de mil reais, mas com a bolsa, é bem interessante. A valorização do professor é legal também, o reconhecimento pelo trabalho, já que é um trabalho em equipe”, explicou a professora.
Alto índice de aprovação no Vestibular
O diretor da E. E. Henrique Diniz, Maicon Marcelo Rossi, conta que a escola teve um alto índice de aprovação no Vestibular Tradicional UNIPAC este ano. Cerca de 35 alunos foram aprovados em diversos cursos de graduação da Instituição. “Tivemos aproximadamente 50% dos alunos dos terceiros anos da escola aprovados na UNIPAC, sendo dois em primeiro lugar. Muitos ganharam bolsas parciais e integrais. Foi muito legal!”.
Para o diretor, é muito importante incentivar a leitura e a escrita nas escolas. “Eu acho que a valorização que a UNIPAC está dando aos alunos e aos professores que incentivam a questão da escrita e da leitura é sempre muito importante. Todas as escolas têm uma defasagem muito grande, porque os alunos leem pouco e escrevem pouco. Eu acho que todo incentivo é muito bem-vindo em relação a isso. Principalmente um trabalho que tem uma premiação tão legal igual foi essa, tanto em dinheiro quanto em incentivo aos estudos para os alunos. Isso faz crescer ainda mais a vontade deles de ler e escrever corretamente. Foi um projeto muito interessante”.
O representante da Superintendência Regional de Ensino, Adriano Nascimento, acredita que o projeto do Concurso de Redação UNIPAC deve ser estendido a todas as escolas públicas da região. “É um projeto muito bacana, que incentiva a produção, isso é extremamente importante. Além disso, é uma produção de qualidade, atrelada aos conceitos do Enem. É uma valorização dos nossos alunos e dos nossos professores também, que desenvolvem boas práticas nesse sentido”.