O reconhecimento pelas ações de desenvolvimento social na Região de Barão de Cocais foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES)
A FUPAC – BARÃO DE COCAIS foi reconhecida, mais uma vez, por suas ações extensionistas em prol do desenvolvimento social da Região de Barão de Cocais. A certificação, que pode ser renovada anualmente, foi dada por meio da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), que concedeu à instituição o selo de “Instituição Socialmente Responsável”.
O selo identifica as instituições que, a partir da educação, geram oportunidades de desenvolvimento social para a população por meio da disseminação do conhecimento e do respeito aos valores culturais da comunidade.
Para o Diretor da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Barão de Cocais, Fernando Santana, “a renovação deste selo é a confirmação de que estamos no caminho certo, preocupados com o desenvolvimento regional e propiciando a troca de conhecimentos adquiridos no ensino, na pesquisa e na extensão”, afirma.
O Diretor ainda reitera que “projetos importantes e significativos têm sido desenvolvidos junto à comunidade e isso intensifica também a formação técnica, humana e social de estudantes e colaboradores da Instituição, além da função social junto a toda nossa região. A interlocução com a sociedade sempre fez parte dos princípios que norteiam a atuação da Faculdade afirma.
A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Barão de Cocais possui um setor de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão, responsável por gerenciar todas as atividades extensionistas e de pesquisa da Faculdade. Por meio dele são desenvolvidos projetos nas seguintes áreas: Ações Educativas, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável; Cultura, Arte e Lazer; Empreendedorismo e Desenvolvimento Local.
Dentro de cada um desses eixos, existem projetos em várias áreas do conhecimento que levam à população serviços e atividades que fomentam o desenvolvimento social a partir de práticas focadas na qualidade de vida das pessoas.
O Selo Desenvolvido pela ABMES tem a missão de mobilizar e sensibilizar as instituições de ensino a discutir ações extensionistas e sugerir atividades efetivas com foco no bem-estar social e desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. O selo coroa ações sociais na área da educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.