REDEFAN - Rede de Escolas Infantis

A Educação Infantil recebeu enfoque especial a partir de 1996, quando se implantou a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo reconhecida como parte da Educação Básica, deixando de ter aspecto meramente recreativo. Sua função educativa é agora reconhecida, indo, além de uma perspectiva puramente assistencial que apenas ajudava as famílias a cuidarem das crianças, e também não se restringe ao lugar de Pré-Escola apenas com o objetivo de preparar os alunos para o Ensino Fundamental ou uma etapa posterior. As crianças, nos primeiros seis anos de vida, apreendem conhecimentos, hábitos, comportamentos de formas variadas e em contextos diversos. Toda proposta educativa deve ser orientada por pressupostos teóricos que explicitem as concepções de desenvolvimento, de ensino e aprendizagem, fundamentando, ao mesmo tempo, as ações dos educadores.

A demanda pela Escola de Educação Infantil é crescente, mas o acesso continua restrito a uma pequena parte da população com recursos para buscar uma instituição privada que atenda a suas necessidades e aos poucos que conseguem lugar entre as vagas oferecidas na rede pública.

A UNIPAC cria então o Projeto Educação Social - REDEFAN, do qual consiste na criação de escolas “projeto” de educação infantil com um programa de educação que deve contribuir para a formação de pessoas criativas, inventivas, descobridoras, que sejam capazes de comprovar e n?o aceitar, sem refletir tudo que lhes é proposto, pessoas capazes de pensar a realidade em que vivem e transformá-la, exercendo sua liberdade e autonomia de acordo com os valores sociais e morais que consideram válidos porque tiveram a oportunidade de construí-los.

E por outro lado como campo de estágio e de ação social, opportuniza aos estudantes do curso Normal Superior, Pedagogia e áreas afins de vivenciar e articular o sentido social e a ação social, demonstrando compreensão das diferentes realidades e das possíveis intervenções na futura profissão, concebendo o processo ensino-aprendizagem de forma mais abrangente e unificada, experiência indispensável para a construção de habilidades e competências necessárias à prática docente.

Assim o projeto teve inicio em 2005, na cidade de Barbacena, com a primeira unidade infantil, e, em fevereiro de 2006, abriu sua segunda unidade em Araguari. Um trabalho de triagem com pesquisa sócio-econômica é realizado junto aos moradores dos bairros contemplados para a escolha das crianças a serem atendidas. As famílias também são estimuladas a participar de atividades interdisciplinares, com a participação de alunos de outros cursos da instituição como: Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição (entre outros), dentro de uma proposta abrangente de auxílio ao desenvolvimento dessas comunidades.

Informações de contato das unidades da REDEFAN

Colaboradores: Elisângela M. de Sá Ferreira, Maria C. Barroso Ferreira e Beatriz M. Ferreira

 
© Copyright 1998/2018 - Fundação Presidente Antônio Carlos - (32) 3339 4900
Normas | Segurança e Privacidade | Direitos Autorais | Política Anti-Spam