rss   Página   Twitter

18/03/2014 | 11:00h

UNIPAC conta com representação ampla em Congresso Internacional

No último mês de fevereiro, os alunos do Mestrado em ?Hermenêutica e Direitos Fundamentais? da UNIPAC/Juiz de Fora, Alexandre Ribeiro da Silva e Mariana Colucci Goulart Martins Ferreira, representaram a Instituição no ?Congresso Brasil - Alemanha de Teoria do Direito e Direito Constitucional: Conceito e Aplicação do Direito em Robert Alexy?, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG. Durante o evento, os mestrandos apresentaram o trabalho ?A aplicação da Lei de Colisão de Princípios de Robert Alexy no Julgamento do Recurso Extraordinário nº 466.343-1 pelo STF? e o resumo expandido já foi publicado nos anais do Congresso.

O professor Dr. Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno, que faz parte do corpo docente do mestrado em ?Hermenêutica e Direitos Fundamentais? da Instituição, foi um dos organizadores do evento, além de ter também atuado como conferencista.

Durante o Congresso, além apresentarem o trabalho, os mestrandos ainda participaram das conferências do Dr. Luis Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal - STF; da professora Dra. Margarida Maria Lacombe Camargo; do professor Dr. Júlio Aguiar de Oliveira e do professor Dr. Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno. Segundo eles, A experiência foi altamente positiva e produtiva. ?Foi uma experiência extraordinária. Conhecemos um dos maiores jusfilósofos de nossa área, o alemão Robert Alexy. Ele esteve presente todos os dias do evento e nos encantou com sua enorme inteligência, humildade e simpatia?, explicaram.

Após o Congresso, os mestrandos ainda reafirmaram a qualidade do curso de mestrado da Unipac. ?Voltamos de Belo Horizonte com a sensação de dever cumprido e tendo a certeza de que o programa de mestrado ?Hermenêutica e Direitos Fundamentais?, sob coordenação do professor Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, e seu excelente corpo docente, têm o condão de proporcionar a seus alunos a excelência acadêmica tão almejada pelos mestrandos?, concluíram Mariana e Alexandre.

Durante o Congresso, o professor Robert Alexy também lançou seu livro ?Teoria Discursiva do Direito?. Houve também sessão solene de entrega do título de Doutor Honoris Causa pela UFMG a Robert Alexy.