Reitor

Bonifácio José Tamm de Andrada (Reitor licenciado)

Bonifácio Andrada é professor universitário na área de Direito Constitucional e da Ciência Política. É também um homem público com vários mandatos parlamentares e com atuação destacada na Assembleia Constituinte de 1988 e no Congresso Constituinte Estadual de Minas em 1967 e em 1970. Foi Secretário de Estado de Educação, de Administração e do Interior e Justiça. Nesta última Secretaria, criou defensdorias públicas e escritórios regionais de administração, com o objetivo de descentralizar as ações de governo e aproximar mais a administração da população.

É professor aposentado da UNB de Brasília, professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, criador e reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC e presidente da Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC. Foi fundador de várias entidades educacionais em Minas Gerais, inclusive da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC e das atuais Superintendências Regionais de Ensino.


É autor de várias obras, dentre elas:

  • Parlamentarismo e Evolução Brasileira;
  • Direito Constitucional, Pronunciamentos e Estudos;
  • Jornada Parlamentar;
  • Revolução de 1930, marco histórico;
  • Parlamentarismo e Realidade Nacional;
  • Parlamento e sua crise no Fim do Século;
  • Estudos de Direito Constitucional e Ciência Política;
  • Direito Partidário: Comentários na Legislação em Vigor;
  • Ciência Política, Ciência do Poder;
  • Ciência Política e seus aspectos atuais;
  • Elementos da Ciência Política;
  • A Educação nas Constituições Latino-americanas"
  • Observações sobre o Ensino Universitário;


É membro da Academia Mineira de Letras e do Instituto de História e Geografia de Minas Gerais. Ocupa, ainda, a cadeira 34 da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas. Além disso, é provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

Em sua atuação parlamentar, destaca-se como jurista e técnico em questões constitucionais e políticas, tendo exercido Liderança do Governo e Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na Assembleia Nacional Constituinte, foi um dos líderes do chamado "Centrão" e membro da Comissão de Sistematização e Redação da Constituição de 1988. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de outras comissões, tendo exercido também a Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados. Foi um dos relatores do Projeto do Novo Código Civil e da Emenda que institui o Parlamentarismo. Foi representante do Brasil no Parlamento Latino-Americano, onde exerceu função na Comissão Jurídica Internacional e de Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação. Também é Diretor Executivo de Estudos e Pesquisas do Instituto Teotônio Vilela, vinculado ao PSDB.

Além de membro da Executiva Nacional do PSDB, é presidente do Conselho de Ética e Disciplina do Partido e titular das comissões: Especial destinada a emitir parecer sobre o Código de Processo Civil; Especial destinada a efetuar estudos, levantar as proposições em tramitação em relação à temática envolvendo o aprimoramento do Estado, das instituições e da democracia brasileira; de Legislação Participativa; e suplente da comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, além de membro do Grupo de Consolidação da Legislação Brasileira.

Bonifácio de Andrada, exerce o nono mandato na Câmara dos Deputados, após quatro mandatos como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e um mandato como vereador em sua terra natal, a cidade de Barbacena. A atuação de Bonifácio de Andrada se destaca na luta para resolver o problema do professorado mineiro, ao criar faculdades de educação com o Curso Normal Superior em várias cidades do interior de Minas Gerais, garantindo a esses profissionais da educação o exercício de suas atividades. Também na Câmara dos Deputados, é um dos que se destacam nos embates pela Reforma Política.

Nascido em Barbacena, Minas Gerais, é casado com Amália Borges de Andrada, de cujo matrimônio tem oito filhos. É descendente direto do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e representa a 5ª Geração de Parlamentares Brasileiros que de pai para filho servem o Parlamento Brasileiro desde 1821. O seu pai e seu avô, ambos também com o nome José Bonifácio, exerceram a liderança na Câmara na década 1920 e 1970, assim como outros ancestrais.

 

 
© Copyright 1998/2017 - Fundação Presidente Antônio Carlos - (32) 3339 4900