Extensão

A PROPE - Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura, órgão da Universidade Presidente Antônio Carlos, desde a sua criação, dedica-se à execução e acompanhamento de projetos e atividades nas diversas áreas do conhecimento humano.

Importante unidade que faz da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão uma realidade em nossa Universidade, a PROPE é composta por vários setores que se inter-relacionam para atingir os objetivos de promoção da pesquisa, extensão, pós-graduação e cultura articulando-as de forma inter e multidisciplinar. Isto acontece através da reflexão e discussão sobre o espaço social e os sujeitos nele envolvidos, privilegiando ações conjuntas com as administrações públicas e a sociedade civil, objetivando o desenvolvimento sustentável e a transformação social. Desta forma o corpo acadêmico é preparado para o processo permanente de educação e interação dialógica com a comunidade interna e externa em que se unem conhecimentos teóricos e práticos no processo de inclusão social e construção do conhecimento, socializado fazendo uso de debates, publicações, apresentações e exposições nos diversos segmentos da Instituição e nas comunidades locais em que se inserem as várias unidades da UNIPAC.

A Coordenadoria de Extensão é responsável pela orientação, coordenação, supervisão e certificação das ações extensionistas realizadas pelas diferentes unidades administrativas que compõem a Universidade Presidente Antônio Carlos - MG.

Por meio deste site, vários serviços serão realizados, bem como serão veiculadas as principais informações relativas ao funcionamento da PROPE. Desde já, colocamo-nos à disposição para comentários, críticas e sugestões.

Telefone: (32)3339-4960


Local e forma de encaminhamento das propostas:
As propostas deverão ser impressas e encaminhadas pessoalmente ou via protocolo/correios para:
Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura
Coordenação de extensão
Rodovia MG 338 KM 12 - Colônia Rodrigo Silva - CEP 36201-143 - Barbacena/MG
Telefone: (32)3339-4960

  Manual de Extensao - Clique Aqui


  Áreas temáticas
1- Comunicação
2- Cultura
3- Direitos Humanos
4- Educação
5- Meio Ambiente
6- Saúde
7- Tecnologia
8- Trabalho

  Linhas programáticas

Adotadas pela UNIPAC em conformidade com a RENEX - Rede Nacional de Extensão

Denominação Definições
Assistência Jurídica Assistência jurídica a pessoas, instituições e organizações.
Atenção a Grupos de Pessoas com Necessidades Especiais Desenvolvimento de processos assistenciais, metodologias de intervenção coletiva e processos de educação para a saúde e vigilância epidemiológica e ambiental tendo como alvo pessoas ou grupo de pessoas caracterizadas por necessidades especiais ou com fatores de risco comum – diabéticos, hipertensos, deficiência visual, deficiência auditiva, disfunção motora, disfunção respiratória, entre outras.
Atenção Integral à Mulher Desenvolvimento de processos assistenciais, metodologias de intervenção coletiva e processos de educação para a saúde e vigilância epidemiológica e ambiental tendo como alvo pessoas do sexo feminino, especialmente em atenção a questões específicas de gênero.
Atenção Integral à Criança Desenvolvimento de processos assistenciais, metodologias de intervenção coletiva e processos de educação para a saúde e vigilância epidemiológica e ambiental tendo como alvo crianças (0 a 12 anos), incluindo o trabalho em creches e escolas - integração do sistema de saúde/sistema de educação.
Atenção Integral à Saúde de Adultos Desenvolvimento de processos assistenciais, metodologias de intervenção coletiva e processos de educação para a saúde e vigilância epidemiológica e ambiental tendo como alvo pessoas adultas (25 a 59 anos) e suas famílias.
Atenção Integral à Terceira Idade Desenvolvimento de processos assistenciais, metodologias de intervenção coletiva e processos de educação para a saúde e vigilância epidemiológica e ambiental tendo como alvo pessoas na terceira idade (60 anos ou mais) e suas famílias. Atenção geriátrica e gerontológica.
Atenção Integral ao Adolescente e ao Jovem Desenvolvimento de processos assistenciais, metodologias de intervenção coletiva e processos de educação para a saúde e vigilância epidemiológica e ambiental tendo como alvo adolescentes e jovens (13 a 24 anos).
Capacitação de Gestores de Políticas Públicas Processos de formação, capacitação, qualificação e treinamento de profissionais responsáveis pela gerência e direção de sistema público (atuais ou potenciais).
Comunicação Escrita e Eletrônica Ações educativas a distância, de disseminação da informação, de pesquisa, utilizando veículos de comunicação escrita e eletrônica.
Cooperação Interinstitucional Articulação e promoção de ações que possibilitem a inter-relação entre a universidade e a comunidade local, regional ou nacional.
Cooperação Internacional Articulação e promoção de ações que possibilitem a inter-relação entre a universidade e a comunidade mundial.
Cultura e Memória Social Preservação, recuperação e difusão de patrimônio artístico, cultural e histórico, mediante formação, organização, manutenção, ampliação e equipamento de museus, bibliotecas, centros culturais, arquivos e outras organizações culturais, coleções e acervos; restauração de bens móveis e imóveis de reconhecido valor cultural; proteção do folclore, do artesanato e das tradições culturais nacionais.
Desenvolvimento do Sistema de Saúde Estudos e pesquisas, assessoria, consultorias e desenvolvimento de programas e projetos visando à implantação e implementação de sistemas regionais e locais de saúde; desenvolvimento de programas especiais para o sistema de saúde.
Desenvolvimento Rural Trabalho e negócio rural. Capacitação tecnológica, gestão e administração rural, informática agrícola, agronegócios, agroindústria, práticas e produções caseiras.
Desenvolvimento Urbano Estudos, pesquisas, capacitação, treinamento e desenvolvimento de processos e metodologias, dentro de uma compreensão global do conceito de meio ambiente, visando a proporcionar soluções e o tratamento de problemas das comunidades urbanas.
Direitos de Grupos Sociais Questões de gênero, etnia e inclusão de grupos sociais.
Direitos de Propriedade e Patentes Processos de identificação, regulamentação e registro de direitos autorais e outros sobre propriedade intelectual e patentes.
Educação a Distância Processos de formação, capacitação e qualificação profissional de pessoas, incluindo educação continuada, com utilização de tecnologias educacionais a distância.
Educação Ambiental Turismo ecológico, educação ambiental no meio urbano e/ou no meio rural, cidadania e meio ambiente, redução da poluição do ar, águas e solo, seleção, coleta seletiva e reciclagem de lixo, meio ambiente e qualidade de vida.
Educação Continuada Processos de qualificação profissional (educação continuada – educação permanente), de caráter seqüencial e planejada a médio e longo prazo, articulada ao processo de trabalho do profissional; educação permanente.
Educação de Jovens e Adultos Educação de jovens e adultos – nível fundamental: mínimo de 15 anos e nível médio: mínimo de 18 anos. Suplência.
Educação Especial Desenvolvimento de metodologias de atuação individual e coletiva e processos de educação para grupos ou pessoas com necessidades especiais – deficiência visual, auditiva, física, mental, portadores de deficiências múltiplas, portadores de condutas típicas, portadores de altas habilidades etc.
Educação Infantil Educação da criança de 0 a 6 anos, ministrada por estabelecimento de ensino regular ou instituição especializada (creches, centros de desenvolvimento etc.).
Educação Profissional Aprendizagem profissional, qualificação profissional, ensino técnico, ensino profissional.
Empreendedorismo Empresas juniores.
Ensino Fundamental Educação de crianças de 7 a 14 anos ministrada por estabelecimento de ensino regular ou instituição especializada.
Ensino Médio Educação de crianças de 14 a 18 anos ministrada por estabelecimento de ensino regular ou instituição especializada em ensino médio.
Esporte, Lazer e Saúde Desenvolvimento de projetos de integração, esporte e atividade física com atenção à saúde.
Gestão de Recursos Naturais Desenvolvimento integrado tendo como base práticas sustentáveis.
Hospitais e Clínicas Universitárias Prestação de serviços institucionais em ambulatórios, laboratórios, clínicas e hospitais universitários; assistência à saúde de pessoas em serviços especializados de diagnóstico e tratamento (ambulatórios e unidades de internação), hospitais veterinários, clínicas odontológicas, clínicas de psicologia, entre outras.
Incentivo à Leitura Formação do leitor.
Inovação Tecnológica Gestão de qualidade, administração de projetos tecnológicos, viabilidade técnica, financeira e econômica. 
Mídia Comunitária Interação com organizações da comunidade para produção e difusão de boletins, programas de rádio etc.; assessoria para implementação de veículos comunitários de comunicação.
Novas Endemias e Epidemias Desenvolvimento de ações de extensão tendo como tema o novo perfil epidemiológico de endemias e epidemias.
Organizações Populares Apoio à formação e desenvolvimento de comitês, associações, organizações sociais, cooperativas populares e sindicatos, entre outros.
Pólos Tecnológicos Novos negócios de base científica e técnica; incubadora de empresa de base tecnológica; desenvolvimento e difusão de tecnologias; cooperação universidade-empresa.
Produção Cultural e Artística na Área de Artes Plásticas e Artes Gráficas Produção e difusão cultural e artística de obras relativas às ciências humanas, às letras e às artes plásticas.
Produção Cultural e Artística na Área de Fotografia, Cinema e Vídeo Produção e difusão cultural e artística em fotografia, cinema e vídeo.
Produção Cultural e Artística na Área de Música e Dança Produção e difusão cultural e artística em música e dança.
Produção e Difusão de Material Educativo Produção de livros, cadernos, cartilhas, boletins, folders, vídeos, filmes, fitas cassete, CDs, artigos em periódicos etc., de apoio às atividades de extensão.
Produção Teatral e Circense Produção e difusão cultural e artística como atividade teatral ou circense.
Questão Agrária Reforma agrária, capacitação de recursos humanos, assistência técnica, planejamento do desenvolvimento local sustentável, organização rural, comercialização, agroindústria, gestão de propriedades e/ou organizações, educação rural.
Rádio Universitária Ações educativas a distância, de disseminação da informação, de pesquisa, utilizando o veículo rádio. Produção artística e cultural para radiodifusão.
Saúde da Família Desenvolvimento de programa de saúde da família; pólos de formação, capacitação e educação permanente de pessoal para saúde da família.
Saúde e Segurança no Trabalho Desenvolvimento de processos assistenciais, metodologias de intervenção, educação para a saúde e vigilância epidemiológica e ambiental, tendo como alvo ambientes de trabalho e trabalhadores urbanos e rurais.
Sistemas Integrados para Bacias Regionais Ações interdisciplinares de intervenção sistematizada e regionalizada em bacias regionais.
Televisão Universitária Ações educativas a distância, de disseminação da informação, de pesquisa, utilizando o veículo televisão. Produção artística e cultural para televisão.
Trabalho Infantil Ações especiais de prevenção e controle do trabalho infantil.
Turismo Turismo rural, turismo ecológico, turismo cultural e de lazer.
Uso e Dependência de Drogas Dependência de drogas, alcoolismo, tabagismo; processos educativos; recuperação e reintegração social.

  Formulários de Extensão:



  Modelos de Certificados de Extensão:


 
© Copyright 1998/2017 - Fundação Presidente Antônio Carlos - (32) 3339 4900