Apresentação:

           Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) constituiu e regulamentou a sua Comissão Própria de Avaliação , doravante denominada (CPA), através da Resolução CONSUN sob nº nº 001/2011, datada de 08 de fevereiro de 2011. A CPA possui também o seu próprio Regulamento no qual define suas competências, finalidades, forma de organização e atuação.

          A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Presidente Antônio Carlos, é um órgão autônomo e possui representação dos diversos segmentos da Universidade e conta também com a representação da sociedade civil , conforme diretrizes emanadas do Ministério da Educação , através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a saber:
        I - constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
            II - atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

         O processo de autoavaliação, na Universidade Presidente Antônio Carlos, já sempre fez parte de sua estrutura organizacional.
           Atualmente, alicerçado nas diretrizes do SINAES, a autoavaliação na UNIPAC tem como objetivo melhorar a qualidade da educação ofertada, orientar a expansão da instituição, através de um olhar atento às demandas de toda a comunidade interna que passa a ter vez e voz nos processos institucionais. A autoavaliação possibilita também a instituição, ter maiores conhecimentos sobre si mesma, discutir e redimensionar atividades/programas/projetos, identificar causas de problemas e possíveis deficiências, ter elementos plausíveis de questões de ordens pedagógicas, administrativas e sociais (haja visto a possibilidade de interlocução com diversos atores institucionais), analisar a efetiva vinculação da IES com a sociedade e demonstrar sua relevância científica e social.

           A autoavaliação é também um instrumento de prestação de contas para a comunidade interna e externa que participa ativamente dos ciclos avaliativos, além de ser um importante documento norteador nos processos de avaliação externa, por parte do Ministério da Educação.

Autor : Adriano Marcio do Nascimento.


Objetivos :
• “Ouvir” e dar voz aos segmentos que compõe a Universidade, buscando democratizar a participação dos diversos grupos.
• Conhecer os processos educacionais desenvolvidos na instituição , bem como seus reflexos seja no ensino, na pesquisa e na extensão;
• Verificar as necessidades de adequações nas ações desenvolvidas pela IES , objetivando (re)estabelecer compromissos com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
• Conhecer, propor e implementar mudanças na prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais socialmente legitimados e relevantes.
• Subsidiar ações para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.


Dimensões:
A Comissão Própria de Avaliação da UNIPAC, tem sua ação pautada nas dimensões formalizadas pela Lei nº 10.861/04, art.3º que instituiu o SINAE, a saber:
1) A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
2) A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
3) A responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
4) A comunicação com a sociedade;
5) As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6) Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
7) Infra estrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
8) Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da Autoavaliação Institucional;
9) Políticas de atendimento a estudantes e egressos;
10) Sustentabilidade financeira.

Composição:
A CPA Da UNIPAC está assim constituída:
Maria Cândia Barroso Ferreira
Funçao: Coordenador da CPA
Atividade Funcional: Ouvidoria
Representante do Corpo Docente:  Adriano Márcio do Nascimento
Funçao: Representante do Corpo docente
Atividade Funcional: Professor
Representante do Corpo Docente:  Marcos Grissi Pissolati
Funçao: Representante do Corpo docente
Atividade Funcional: Professor
Representantes do corpo administrativo:  Raquel da Cruz Dornelas
Funçao: Representantes do corpo técnico-administrativo e Vice-Coordenadora da CPA
Atividade Funcional: Técnico de nível Superior
Representantes do corpo administrativo:  Ana Rita Fernandes Tafuri
Funçao: Representantes do corpo técnico-administrativo
Atividade Funcional: Técnico de Nível Superior
Representantes do corpo discente:  Luciane Soares Carnevale
Funçao: Representante do corpo discente
Atividade Funcional: Estudante Curso de Fisioterapia
Representantes do corpo discente:  Wuallen Leandro José Dorneles Ribeiro
Funçao: Representante do corpo discente
Atividade Funcional: Estudante do Curso de Publicidade e Propaganda
Representantes da sociedade civil organizada:  Carlos Augusto de Paula
Funçao: Representante da sociedade civil organizada
Atividade Funcional: Membro do Conselho Fiscal da Santa Casa de Barbacena
Representantes da sociedade civil organizada:  Flávio Pastorini Borges de Medeiros
Funçao: Representante da sociedade civil organizada
Atividade Funcional: Vice-Presidente da Associação Comercial de Barbacena

Documentos:
Resolução de Criação
Regulamento
Ato dos Novos Membros


Resultados:
Relatório Parcial de Autoavaliação - Ano de 2016
Relatório Parcial de Auto Avaliação
Relatório Meta avaliação




 
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